Thursday, October 11, 2007

7 passos

Nosso filho costumava se mexer. Agora ele me chuta. Será que é um jeito dele se comunicar? Dizer que eu estou fazendo tudo errado? Talvez comendo errado, bebendo errado, falando errado? Talvez até pensando errado?
Como tá me sobrando tempo, fui procurar alguma coisa que pudesse me falar sobre esses chutes do bebê aos 5 meses e meio. No meio de um um monte de artigos desconectados, acho a seguinte preciosidade: "7 passos para se tornar uma mãe autoconfiante e sem culpa", artigo da Claudia. Típico.
Alguém pode me dizer se conhece alguém que realmente tenha se beneficiado desses textos/livros? Fico pensando que prefiro ter uma mãe cheia de culpas, questionamentos, tormentos que uma mãe leitora de livros de auto-ajuda.
É preconceito, eu sei. Fui defensora dos leitores de todo tipo de jornal na época que fazia faculdade. Detestava quem falava mal do público do Notícias Populares por exemplo que, na época, dizia-se que "espremia e saía sangue". E daí? Ler não é o que realmente importa?
Ao mesmo tempo tenho essa repulsa por livros de auto-ajuda e um enorme pé atrás com quem lê/gosta/consome esse tipo de literatura. Acho que é condicionamento. Só conheci gente boba (não encontrei um adjetivo mais adequado, confesso) que gostava desses livros.

6 comments:

Camila said...

Eu acho curioso que os passos, dicas e conselhos são sempre 7 - mas quando passa de 7, nunca se tem um múltiplo de 7. Já repararam nisso? Se o tal artigo da Claudia fosse mais detalhado, bem, a gente esperaria encontrar 14 ou até mesmo 21 passos para você se tornar uma mãe descomplexada, certo? Cada passo desmembrado em 2 ou 3 subpassos. Mas nunca é o que acontece. 7 costuma virar 10, 12 ou 101. Você nunca encontrará 63 dicas para ser uma mãe segura. Ainda bem. Continue insegura, e cobrindo a calcinha sempre!

cintia said...

Cá,
Adorei a observação, tô me acabando de rir... beijos!

Casal Gi e Nico said...

Por alguma razão (acho que ansiedade por ver o vídeo da semana) eu pulei esse post. Manis, talvez você tenha esquecido, mas sua irmã gosta de um livro de auto ajuda. Eu chamo livro de psicologia, algumas vezes barata, outras nem tanto("Inteligência Emocional", não tão barata; "Como lidar com pessoas difíceis" baratinha, baratinha). De qualquer forma, eu sempre achei intrigante a forma de ver o ser humano e como cada um, da sua forma, arruma um jeitinho de entender o outro. Para mim a leitura sempre ajudou. Não encare mal nós leitores. Somos do tipo que abrimos o jornal no caderno do dia, e não de economia. O que seria do azul se não fosse o amarelo, não é?

cintia said...

Gostar de um livro de auto-ajuda não significa que você é uma "leitora" de livros de auto-ajuda. Você bem sabe o que eu quis dizer... mas enfim...

NAYLA NANNETTI said...

Cintia. Vc deveria achar um livro que tenha o título de: 7 chutes para se tornar uma mãe consciente de que quando a criança começa a chutar, não é nada mais nada menos do que MUITO DO NORMAL!!! É o 1º gesto de independência dele porra!!
Quero chutar, vou chutar e dane-se!Simples assim minha querida e boa amiga...Quando ele te chutar, faça carinho no calombo que fica do pésinho dele... beijos linda...

cintia said...

Nayla,
Pode deixar, estou fazendo muito carinho nesse bebê. E adoro quando ele mexe, quanto mais melhor!!! Ha!