Saturday, November 3, 2007

Na cozinha

Adoro cozinhar mas nunca me dediquei à arte culinária o quanto eu gostaria. Uma das coisas que eu sei fazer é berinjela. Não sei se é porque eu adoro mas sei que fica gostosa. Até minha mãe gosta da que eu preparo e, pra quem conhece os pratos da minha mãe, sabe que a opinião dela conta muito. Fiz pra Sameena que elogiou e disse que estava "amazing, delicious" e comparou com babaganuche, aquela pasta árabe. Realmente fica meio parecido, mas não faço pasta, minha berinjela é feita em pedaços relativamente grandes. Fiquei toda orgulhosa. Ela é "vegan" e do meu cardápio super restrito, essa era a única coisa que eu pensei que ela pudesse gostar e comer. A berinjela foi servida com o arroz integral que o Mauro fez (que sempre fica muito bom), salada de alface e tomate e stuffing de corn. Uma delícia!
Meus pais virão no final de janeiro e vou aproveitar pra aprender algumas receitas com minha mãe. Quero começar pelas sopas, principalmente porque quero preparar a comida sólida do bebê. Conheço gente que dá feijoada de latinha pra criança. Acho um crime. Enquanto eu puder vou preparar e controlar o que ele come.
Receitas (bem fáceis, pra quem está aprendendo meeeeeesmo!) a partir de agora são bem-vindas.
Cá, fala pro seu pai me enviar aquela receita de macarrão alho e óleo? Ou ele não gosta de compartilhar? Eu até sei fazer mas acho bem difícil. Talvez tenha algum segredo, nem sempre o alho e óleo fica "incorporado" à massa, sabe? O André também deve ter boas receitas, né Cá? Lembro que ele fez uma massa gostosa lá em Campos pra gente. Fala pra ele quando tiver um tempinho mandar alguma coisa pra mim. Mas alguma coisa que tenha a cara dele, vou fazer um livrinho de receitas com o pratos simples dos amigos... :)

7 comments:

Casal Gi e Nico said...

manis, posso te ensinar a fazer umas coisas gostosas ... Não sei se está acostumada a comer peixe e se é caro por aí, mas acho que pratos com peixe serão muito bons para você, e posteriormente, que terá que amamentar :)

cintia said...

Fia,
Não sei se vou querer aprender a fazer nada com você. Já é tão pouco tempo que vocês vão ficar. Quero aproveitar e bater muito papo, ficar deitada na cama, sentada no sofá, de papo pro ar. Mas quem sabe? Vamos ver... Mesmo assim, adorei a sugestão e pode me mandar aquela receita de camarão com chuchu que eu sei que é sua especialidade... :) Como eu disse no post, quero ter uma receita de todo mundo pra poder fazer aqui ...

Camila said...

O yakissoba do André e o macarrão alho e óleo do meu pai estão a caminho!! Ou melhor, as receitas deles... Enquanto isso, fique com uma receita muito simples e MUUUUITO saborosa de uma sopa de legumes que o André faz - hoje à tarde assistimos ao Soup Nazi do Seinfeld e fiquei seca por uma sopa (trocadilho bobinho, eu sei). O André aderiu à idéia, e lá está ela neste exato instante cozinhando no fogo. Tentamos elaborar uma receita for dummies - para você ter uma idéia, ele me perguntou se você sabia que, para refogar, usa-se óleo; como isso até eu que sou eu sei, decidi omitir essa informação da receita. De resto, todas as obviedades estão aí. Enjoy a receita daí, que daqui a pouco enjoyarei a sopa daqui...

Ingredientes

2 cenouras grandes
3 abobrinhas médias
6 mandioquinhas
2 cebolas médias
3 batatas médias
1 tomate grande sem polpa
1 pedaço de gengibre (aprox. 10 cm)
manjericão e salsinha a gosto

***

Modo de preparo

Na panela de pressão, refogar a cebola picada em cubos até dourar; adicionar então o tomate - picado em pedaços bem pequenininhos - e, em seguida, todos os demais vegetais: a cenoura deve estar picada em cubos, a abobrinha em meias rodelas, a mandioquinha em rodelas inteiras, a batata em cubos, o gengibre em fatias bem fininhas. Adicionar sal (duas colheres de sopa ou a gosto) e refogar tudo durante 3 ou 4 min. Encher a panela de pressão com água até passar uns 2 dedos do volume feito pelos vegetais. Depois de pegar a pressão, deixar cozinhando ainda por uns 5-7 minutos, e... Ta-da! Soup for you!

cintia said...

Cá,
Adorei a receita. Amo sopa de paixão. Agora, só falta eu comprar uma panela de pressão e não ter medo dela... :(

Camila said...

Acabei de tomar a sopa, tava boa... Eu tinha esquecido que você tinha medo de panela de pressão!! Ela não faz nada, é só deixar ela lá bonitinha no fogo baixo. Tenta fazer essa sopa sim, vale a pena. Só que ficou um pouquiiiinho sem sal... Mas o André está dizendo que é porque ele pôs menos do que na receita. Beijos!

Bel said...

Cintia querida,

obrigada pelo segundo post dedicado a mim!! (estou me sentindo super homenageada!!).

Pão é muito bom mesmo... eu também gosto bastante... mas acho que não tanto quanto vc!! No quesito "salgados", tenho uma tendência forte aos vegetais: salada de berinjela, suflês de cenoura e espinafre, cenoura ralada cozida, abobrinha grelhada, tomate, cebola, tabule (que vai trigo, pepino, tomate e temperos) e mais um monte de outras coisas. E também adoro arroz integral! Aliás, eu teria curtido muito essa refeição que vcs preparam para a amiga do Mauro...
Já estou torcendo para que, quando estivermos aí em fevereiro, o baby já tenha nascido! Já fiz os meus votos: Marco (primeira opção) e Tom (segunda opção).

beijos!

cintia said...

Cá,
Acho que vou fazer a sopa sem ser na panela de pressão mesmo. O Mauro disse que é possível, embora é claro vá demorar mais. Fiquei morrendo de vontade.
Bel,
Engraçado vc colocar berinjela em primeiro lugar na sua lista de salgados (talvez nem seja o vegetal que vc mais gosta ,mas foi o primeiro lembrado). Minha mãe costuma dizer que se alguém quiser me agradar basta me fazer berinjela. E é verdade, eu adoro mesmo. Também gosto muito, de tudo que vc falou. Definitivamente temos infinitas afinidades gastronômicas. Uma jamais matará a outra de fome... :)
Obrigada por ter votado e estou adorando vocês virem no nascimento do bebê. Eba!!!
Beijos