Wednesday, November 5, 2008

Vitória do Obama

A notícia me foi dada hoje de manhã, pelo marido insone que antes tentou me pregar uma peça, dizendo que McCain havia vencido. O estômago gelou mas a intuição dizia que era brincadeira do Mauro. Seria um desastre para a credibilidade das instituições de pesquisa, das análises de cientistas políticos.
Mas Obama venceu e, hoje, é daqueles dias que a gente sempre vai se lembrar onde/com quem/como estava. Liguei a televisão já sabendo o que me esperava: lágrimas, muitas. Foi emocionante ver o discurso (ainda não vi inteiro) tanto do Obama quanto do candidato derrotado, McCain que falou em apoio ao novo presidente (lamentavelmente foi vaiado várias vezes pelos republicanos, os democratas que também assistiram ao discurso, o aplaudiram).
Agora começa um sem número de exercício de futurologia. Como será o governo Obama? A mim terem elegido o melhor é, por si só, suficiente pra comemoração. McCain é visto como um homem íntegro por aqui, bem quisto pelos democratas inclusive. Mas Obama, além de toda simbologia que ele carrega, é definitivamente o mais preparado. Um homem não chega à presidência da maior potência mundial, em 8 anos (ele iniciou sua carreira política como senador de Illinois, em 2000), sem muita força de vontade, um objetivo definido, capacidade de trabalho e organização de seus pares - qualidades bem-vindas a um presidente.
Pro povo americano, um feito. Com a eleição de Obama se livram (muito) do ranço que 8 anos de (des) governo Bush trouxeram pro país não só interna mas ainda mais externamente. O país ganha com a eleição de Obama o que pode "facilitar" a administração dele. Só o tempo dirá.
Por enquanto, muitos vivas pra ele: Barack Obama o novo presidente dos EUA.

blog comments powered by Disqus