Wednesday, September 24, 2008

A crise em pauta

Tô com problema no meu computador e, desde hoje cedo, estou operando no "safe mode". A situação vai ficar assim até o marido voltar e dar um jeito. Saco. Mesmo assim, não me contive em comentar o pronunciamento acabado agora pouco do presidente Bush. Como é que nesse momento de crise, tão delicado, agravado pela disputa acirrada entre o candidato republicano e democrata, e pra piorar a situação, uma mula como o Bush filho, consegue levar uma mensagem tão esclarecedora? Claro que meu inglês não ajuda muito, e talvez por isso tenha ficado tão bem impressionada. Mas fico imaginando numa situação semelhante a essa no Brasil. Sem dúvida, teríamos mais um discurso vazio. Bush tinha as respostas pras perguntas que tenho lido nos NYT, Washington Post, Time da vida. Não tenho entendimento econômico pra saber se a resposta foi satisfatória mas sei que ele respondeu, com sinceridade, colocando a situação de forma clara e sem esconder o risco que hoje o povo americano corre. Sem rodeios disse que as medidas que serão tomadas doem hoje mas garantem o futuro do país. Disse que democratas e republicanos estão unidos pra resolver o problema e, mesmo que no início do pronunciamento tenha deixado claro que a crise tem início com medidas tomadas há mais de uma década (quis dizer lá no governo democrata, claro)não negou e nem se estendeu no jogo da culpa. Larry King que entrou ao vivo logo após o pronunciamento, reprisou a entrevista que Clinton deu ontem à ele. O ex-presidente também só falou em unir esforços pra por um fim a crise, também sem culpar os republicanos. A ordem agora é arrumar a casa. Fiquei muito impressionada com a consciência, com a bola sendo jogada pra frente, mirando o gol.
Tem debate sexta-feira, o primeiro entre McCain e Obama. O assunto deve render bastante, vamos ver se o comportamento dos candidatos corresponde aos seus pares de partido. Tomara, foi um prazer inédito pra mim, assistir políticos com cara de preocupado, falando a verdade, sem floreios, sem dizer que tudo está ou ficará bem. Viva a verdade e God bless America... :)

blog comments powered by Disqus