Wednesday, May 14, 2008

verde que te quero verde...


Pois é - inverno acabou, o sol aparece quase todo dia, a temperatura lá fora hoje é de 24 graus. Com isso, mais uma coisa a se fazer: aparar a grama. Embora eu tivesse um quintal de tamanho razoavel quando morava em Astoria, o espaço era bem singular, com todos os lados fechados por prédios. É bem raro um espaço "verde" em NYC (digo, um espaço particular, teu, na tua casa - claro que tem um monte de lugar verde em NYC, Central Park anyone?). Com isso (e por causa das duas árvores enormes que tinha no quintal) o sol batia por alguns minutos no chão. Eu aproveitava bem o sol durante o resto do dia, mas não era suficiente o tempo que batia "no chão" pra fazer vingar grama. Tentamos de tudo - desde semente de grama pra sombra, até sod, aquela grama já pronta que vem em quadrados. Nada durou (a sod ficou bem bonita por duas semanas, depois morreu tudo). Por isso eu nunca tive que lidar com esse lado de ter grama: aparar de tempo em tempo. E o americano padrão adora (ou detesta, mas faz) cortar a grama todo fim de semana. E ama de paixão se mostrar: a maioria tem uns tratorzinhos onde voce sobe nele, e corta a grama toda sem muito esforço - quanto maior, mais barulhento e mais chamativo, melhor. Ah, e a potência, então! É quase análogo a quem compra porsche pra compensar o tamanho do...
Enfim, antes da gente se mudar pra cá, a grama era cortada pelo "barbudo". O barbudo é um hick que mora duas casas pra esquerda. Ele tem todos esses brinquedinhos - incluindo um cortador de grama de "montar". Acontece que o barbudo não gosta da gente - menos de mim, na verdade. A gente brigou uma vez, e depois disso, embora ele diga bom dia e coisa do tipo, ele deixou de cortar a grama aqui atrás (em tempo: nada tem divisão aqui, é tudo aberto, então o nosso quintal, o da casa vazia do lado e o quintal dele é como se fosse uma coisa só). Enfim, eu até prefiro, não quero favor não. Ao mesmo tempo, não tenho essa neura de ter que cortar a grama o tempo todo. Mas mesmo assim, começou a ficar meio grande, e fica feio. O que fazer?
Escolhi por dois caminhos - um cortador de grama eletrico ou um manual, dos "antigos". Imaginei que ninguém usasse o manual por não cortar nada - um motivo tinha que ter. Então comecei a pesquisar os elétricos. Os movidos a gasolina estão totalmente fora da lista por vários motivos: primeiro, eles sujam mais o meio ambiente que o carro que a gente usa - e a gente tem um carro gastão, por necessidade mesmo (4x4 pra neve, espaço pra material de construçao, força de motor pra poder puxar um trailer pra jogar entulho fora); segundo pelo barulho (insuportável, especialmente num lugar calmo como este); terceiro porque o nosso quintal não é tao grande assim. Queria também poder pensar no cortador de grama como um carbon offset - usamos um carro que polui mais que o normal, mas nao poluimos de forma alguma ao cortar a grama, assim dá uma compensada. Os reviews dos cortadores eletricos são desapontadores - os que usam bateria (minha preferencia: detesto fio pendurado) não duram uma cortada de grama; os que não tem, precisam de uma extensão gigantesca. Resolvi arriscar e comprar um dos "antigos", sem eletricidade, que funcionam quando voce empurra: a roda girando faz as laminas girarem mais rapido ainda, e vai cortando a grama. Era ao mesmo tempo o mais barato (das opçoes - comprei o mais caro dos manuais, pra dar uma chance justa ao coitado). Hoje montei o bichinho, e fui testar. Nada como ter expectativa baixa sobre as coisas! Estou maravilhado! Não só cortou a grama muito bem cortado, como foi fácil (até gostaria que fosse um exercício melhor, mas nem foi), silencioso, sem poluição, fantástico! Fui procurar saber o porque deles "não existirem" por aí (nunca vi um desses sendo usado) e descobri que é isso mesmo: o americano não quer ser visto pelos vizinhos como alguém "fracote", que não tem uma super máquina pra cortar grama. Coisa de homem besta mesmo. E não é nem por um motivo nobre: eu, por exemplo, adoro power tools. Eu tenho um monte, e se pudesse, teria 3 vezes mais. Mas não é pra mostrar pro vizinho: é porque gosto mesmo do que elas fazem. Não gosto de serrar nada na mão, leva tempo, fica mal feito. Tenho até uma power nailer sem fio, que usa uma carga de gas pra disparar o prego, e uma bateria pra fazer a coisa toda funcionar. A diferença é que eu construi a cama pros pais da esposa em 15 minutos, graças a power mitter saw que corta tudo rapidinho, e a power nailer que prendeu tudo em uns 3 minutos no máximo. Ninguém viu. Não chamei o barbudo pra olhar. Não fiz lá fora. Nada disso. É pra mim mesmo.
Nunca vou entender essa necessidade de se afirmar.
Acabei descobrindo que os cortadores de grama manuais estão voltando - a venda deles sobe todo ano. E que a maioria dos compradores é mulher, que não tem essa neura. Veja o artigo aqui, vale a pena.
De resto, assim que a grama crescer um pouquinho eu vou filmar a esposa usando o cortador pra colocar aqui. O max ainda vai demorar um pouco - se bem que é um ótimo andador, não?



(claro que todas as fotos boas que achei tinha mulher usando o tratorzinho, e não homem - são fotos de propaganda, mostrando como é "fácil" usar um riding mower - tentando empurrar pras mulheres a venda de um desses, que custa de 1,500 a 5,000 dolares, ao inves do manual que custa de 50 a 150 dolares)

0 comments: