Monday, May 26, 2008

conhecimento X ignorancia

... já vai pra quinta noite que o max dorme direto - sem parar pra mamar - por pelo menos 9 horas. Noite passada foram mais de 10 horas direto. Com exceção da noite de sábado pra domingo (que eu achei que ele estava sofrendo muito com dor de barriga, e levantei pra dar um banho nele) desde quarta feira ele vem dormindo direto.
E comecei a pensar sobre isso...
O único motivo pelo qual ele dorme a noite toda é porque nós dois resolvemos ler muita coisa - ouvir o que os outros dizem, livro sobre o assunto, webpage de endereço respeitável - e peneirar o que a gente concorda, jogando fora o que é extremo, cruel, ou babaca demais mesmo. Mas se não fosse isso, se a gente estivesse aprendendo na base da "tentativa e erro", com certeza o Max estaria acordando pelo menos uma vez no meio da noite pra mamar, senão 3 ou mais. Eu partiria do princípio do que já vi, e usaria isso como peso e medida. A amiga que tem dois filhos que não dormem passado das 5 da manhã: "ah, deve ser assim mesmo". A outra que quando teve filho pequeno acordava a cada 3 horas pra dar de mamar até quase um ano de idade: "puxa, então é assim!"... O casal da tv que dorme com a filha de 18 meses e com um outro chegando, nao cabem 4 na cama - e a menina se recusa a dormir no berço dela: "nossa, a gente vai passar por isso, então!".
Mas a gente leu. Muito. Às vezes, um pouco demais, confesso. Mas acho que se erramos, foi pelo cuidado, não pela falta de. E tudo tem funcionado por isso.
A gente se desculpa muito, por tudo. Ginástica? "Ih, não tenho tempo!"... Aprender algo? "ah, não dá!". Li uma frase uma vez que dizia "if you think knowledge is expensive, try ignorance" - (se voce acha que conhecimento é caro, experimente ignorancia). Não sei quem disse isso (o que é meio ignorante da minha parte, mas vamos deixar isso de lado). Mas é bem por aí. Nossas noites ainda seriam picadas, nossos dias sem muita energia, se não fosse pelo que lemos. Nós aprendemos que o ciclo de sono de um nenem é mais ou menos metade do nosso - o nosso é de 90 minuto, o deles de 50 minutos, mais ou menos. O que isso significa? que a cada 90 minutos (e eles, 50 minutos) a gente acorda. E volta a dormir, sem nem lembrar que acordou. Ninguém dorme "direto" - o sono é em ciclos, de sono superficial a sono profundo. E o que isso quer dizer pro Max? Ele tem que aprender a cair no sono sozinho - pra poder "se colocar " a dormir cada vez que acordar essa "uma vez por hora". E também aprendemos que uma criança de 4 meses dorme de 9 a 12 horas por noite. "Ah, mas o meu nao dormia assim!". Ninguem dormiria assim, se ao sinal do primeiro choro, a gente for pegar, com dó, achando que precisa mamar, segurar, ninar. O max dá umas reclamadas no meio da noite que duram menos que um minuto - alguns segundos, mesmo, a maioria. Ele mesmo nem sabe disso, nem tem consciencia de que deu uma leve acordada - volta a dormir, sem perceber. Mas isso só porque nós tivemos a preocupaçao em procurar saber o que é normal, o que é esperado, o que é exagerado, e assim por diante.
Com isso também, aprendemos que entre 7 e 12 meses ele começa a "querer" acordar (mesmo) no meio da noite - é a fase onde ele começa a se levantar sozinho, apoiado - e vai querer treinar isso no bercinho também. Sem saber disso, a gente provavelmente acharia que ele está com fome, ou com alguma coisa errada, e correria pra "acudir": "ah, ele nao é assim! alguma coisa aconteceu". Quando é só mais uma fase, onde se deixa a criança entender que noite/escuro é hora de dormir.
E por que estou escrevendo isso tudo, exatamente? Por achar que hoje em dia, pra quem quer, é muito mais fácil se criar uma criança desde o nascimento - as ferramentas estão aqui, e por todos os lados - a gente não está "sozinho", mais. É só saber usar. Tenho cada vez mais respeito por todas as mães da geração da minha mãe, da minha vó, bisavó. As fraldas, muitas vezes lavadas a mão; ferver pra esterilizar; não ter onde procurar pra saber se 3 dias sem fazer cocô é normal ou precisa ir pro hospital (é normal - tem bebê que chega a ficar 7 dias sem fazer cocô); um vôo às cegas, quase, com a fé em Deus, e que deus lhe ajude. Um milhão de coisas que faz com que nossa vida agora seja muito mais fácil.
Aos nossos pais, e aos pais deles, e todos que vieram antes disso, um grande "parabéns". Voces merecem.
Aos pais de hoje, não deixem essa oportunidade passar - se informem! Vai fazer a vida de voces mais fácil, e melhorar a qualidade de vida desses babies todos - e no final, não é isso que a gente quer ?

0 comments: