Saturday, September 22, 2007

mexicans and border control...



... fiz um comentario sobre os churros e sobre os americanos que acham que todo mundo que não é branco, oriental, negro ou ingles, é mexicano (fora portoriquenho, que aqui é raça, não nacionalidade). Nessa, a gente entra junto. Claro, um pouco de exagero, mas bem pouco mesmo - aposto que tem gente que acha que a gente É MESMO mexicano aqui em Edmeston, por ser uma cidade pequena e afastada. Um fenômeno aqui dos Estados Unidos é o número de pessoas que mora perto de uma cidade grande e de expressão (no nosso caso, NYC, e em segundo plano, Boston) e que nunca pisaram os pés por lá - mais por medo mesmo. Tem muita gente em New Jersey que nunca foi pra NYC (e é só atravessar o rio - Frank Sinatra nasceu em New Jersey - Hoboken pra ser exato, a primeira cidadezinha em NJ quando voce sai de NYC via Lincoln Tunnel - por isso "new york, new york" é engraçado: "start spreadin' the news, I'm leaving today, I wanna be a part of it, new york, new york!" - e em 5 min de onibus ele estava em NY) - enfim, por isso que aqui tem mais gente desinformada com relação a outros países, Brasil, america do sul, etc. Em NYC isso já não aconteceria tão fácil.

Ontem a gente assistiu "mind of mencia" - um comedy show semanal com um mexicano (nascido nos estados unidos) chamado Carlos Mencia. Tá bem na moda aqui os shows que explicitamente fazem piadas de raça, racistas, politicamente incorretas - desde que voce seja de uma dessas "raças", e tire tambem muita piada da sua propria raça, claro. Sarah Silvermann (judia, pra quem tinha duvida) é a rainha disso - ela fala de tudo e de todos, sempre, sem perder o ritmo. O carlos faz a mesma coisa - por exemplo: "brigar com mexicano é seguro - mexicano trabalha duro, mas é folgado, nao gosta de exercicio - se voce der uma porrada num mexicano e sair correndo, ele nunca vai correr atras de voce - muito trabalho!" - enfim, aqui vai uma placa que existe na rota interestate 5, que vai até seattle e canada, desde San Diego e México (deve ter em outros lugares tambem perto da fronteira, mas a I-5 fica bem perto do mar - os mexicanos vao de barco pelo mar até chegar na praia já americana, em San Diego - e à noite, atravessam a estrada correndo, pra chegar do lado onde os "estados unidos começam") - eu vi placas assim várias vezes quando fui pra San Diego de Los Angeles. Segue também uma charge genial dos settlers (William Bradford e os piligrinos do mayflower) chegando pela primeira vez no que seriam os estados unidos, em 1620, no local batizado de Plymouth Rock, e os indios não deixando eles entrarem, dizendo que "muitos estavam entrando ilegalmente, não aprendiam a lingua e não assimilavam a cultura deles" (que é o que todo americano que reclama dos ilegais usa como argumento). Enjoy!

1 comments:

Camila said...

Mauro, que maravilha, NY NY ganhou todo um novo sentido para mim. Antes era só a pior música do Frank Sinatra; agora é a pior música do Frank Sinatra, com um toque de hilariedade. Adorei!!! Beijos e boa sorte em seus esforços operários.