Tuesday, October 14, 2008

melhor do mundo


... acabei de comer o pastel de forno da wifey. O melhor pastel de forno que já comi na vida! Juro!! Claro que se eu contar que nunca tinha comido pastel de forno perde o mérito, mas independente disso (ou irregardless, como americano adora dizer (errado)), estava excepcional. Uma leve lembrança do gosto de empadinha fez o almoço ficar com gosto de festa de aniversário. Na casa dos Bradaschia, principalmente. A tia Zizi era doceira profissional, e festa lá era, bem, uma festa! Mas voltando acá. Não acredito em quem "não sabe cozinhar" quando usa o "não tenho jeito pra coisa" como argumento. Voce pode até ter mau gosto pra "improvisar", ou azar mesmo. Mas isso é diferente. Quando a gente quer fazer algo bem, a gente aprende. Pode não virar um Emeril da vida, mas vai ser um bom cozinheiro. Tinha uma amiga (estranged, hoje em dia) que errava até arroz pronto, desses "rice-a-roni", onde voce coloca agua, e coloca no fogo pelo tempo que a caixinha diz, e pronto. Ela errava. Por pura opção, desinteresse, meio de vida, não sei. Mas nunca porque "não tinha jeito" pra coisa. Era só tentar aprender - com alguem, um curso, um livro. Ou um conceito inusitado, fora do comum, inovador: ler (e seguir) receitas!! As pessoas tem um problema enorme com manual de instruções - não querem ler, e usam o "é complicado, eles escrevem numa lingua que eu nao consigo seguir" como desculpa. Mentira. É sacal, isso sim: quero usar o produto, não quero ir pra escola pra aprender como usar. Entendo. E é pra esse tipo de gente que os manuais modernos têm sempre um "quick start", o resumo do manual, pra voce só "usar". E mesmo assim, poucos lêem. Uma pena.
Mas ainda assim, se aprende o que se quer. A minha irmã mais velha, a martha, sempre contou vantagem da lasagna que ela fazia (desde os tempos que ela era só marta mesmo, sem H). Eu, honestamente falando, sempre achei a lasagna dela meia-boca. Era comida, e só. Nada de excepcional.
Um dia ela estava visitando aqui - acho que 2001, ou 2000, não lembro. E tinha muita gente no basement entrando e saindo - Felipe, Emylena, a Daniela mãe do Benja, Itaiguara, Ana Paula, Sivan, Camila, etc, etc... nem lembro mais quem... sei que ela decidiu fazer uma lasanha - "lasagna party", ela chamou. E eu, com os meus botoes: "oh, no - lá vem ela de novo..." - mas eu acho mais facil ficar quieto às vezes, especialmente quando nada de terrivel vai acontecer. Ah, em tempo: a minha irmã fez faculdade de culinária, virou chef, e hoje em dia dá aula em universidade. Mas como santo de casa não faz milagre, nem pensei em nada disso. Resultado: até a massa da lasanha ela fez from scratch (o que me deixou mais preocupado ainda, quando eu vi ela fazendo) - a lasagna ficou ótima, uma das melhores mesmo. Ela aprendeu!
Enfim, nem sei de onde isso veio, nem pra onde vai - só queria dizer que a esposa está virando uma chef de mão cheia...

blog comments powered by Disqus