Wednesday, December 19, 2007

Proibido ou liberado?


Salmão ao molho de manteiga

Como toda mãe de primeira viagem (dizem que no segundo filho todo mundo relaxa...), tenho lido tudo a respeito de gravidez. Sei todos os sintomas dos primeiro, segundo e terceiro trimestres. Tanto os físicos quanto os emocionais. Quando é aconselhável recorrer ao médico, como se alimentar adequadamente (embora não tenha seguido todos os conselhos). Ou seja, considero-me muito bem informada. Assim que fiquei grávida, li que o consumo de alguns peixes (entre eles o salmão) estava totalmente desaconselhado pela elevada taxa de mercúrio que esses peixes possuem. O que eu fiz? Nem passei perto de salmão. Nas vezes que o prato me saltava aos olhos no cardápio dos menus dos poucos restaurantes que oferece o peixe aqui por perto, eu, bravamente resisti. Não é que ontem, num desses mesmos sites que satanizam o consumo do peixe na gravidez, leio o seguinte texto:


"Estudos sugerem que as crianças nascidas de mães cuja dieta é baseada no consumo de Ômega-3 (DHA) têm um melhor desenvolvimento. Quer dizer que se eu comer salmão, minha criança irá pra Harvard? Talvez sim, talvez não. Mas é certo que o peixe é uma excelente fonte de DHA, parte importante no desenvolvimento do cérebro e da visão. O DHA também previne o parto prematuro além de proteger as futuras mamães de depressão pós-parto".


E agora, como ou não como salmão? Penso que se até agora eu não comi, faltando menos de dois meses pro nascimento do bebê, não vai fazer muita diferença pro desenvolvimento dele, né? Ou vai? Fiquei perdida.

2 comments:

Marcelo said...

Coma Salmão, sim!!!
Só que pra fazer o efeito esperado e não desnaturar nenhuma proteína, é preciso que você o coma CRU.

arararararararara

cintia said...

Eca... Bela tentativa Marcelo. Mas não vai ser dessa vez que vc vai me ver num restaurante japonês. Tô fora!