Saturday, December 8, 2007

Na praia

Não sei quando nem onde ouvi falar em "Na Praia", de Ian McEwan. Acho que li alguma crítica interessante ou vi a sugestão no blog de alguém que eu gosto. Só sei que pedi que minhas irmãs me trouxessem. Claro que eu poderia ter comprado aqui, em inglês. Mas o meu não domínio da língua me tira a emoção das frases que, embora eu entenda, ficam mecânicas, sem graça na minha percepção.
Com medo de terminar, li tão devagar quanto eu pude. Não quero falar da história, até porque ela não é o mais importante do livro - tema tão batido, apesar de tratado com bastante originalidade. Pra mim, ficou a narrativa precisa/alternada do ponto de vista dos dois personagens centrais do livro, Florence e Edward. Incrível como ele pode ser tão mulher ao falar dos sentimentos dela e ao mesmo tempo absolutamente masculino na descrição de Edward. O momento histórico vivido por eles, o quanto a gente, no fundo, só pode mesmo pensar sobre nossos erros e nunca repará-los. Acabei agora, estou extasiada.

3 comments:

Camila said...

Cintia, já ouvi de gente que deu murro na parede e de gente que chorou muito ao final do livro. Eu fiquei um meia hora olhando para o teto (eu não tenho esse costume de ficar olhando para o teto normalmente). A Bel termina de ler hoje, o que será que ela vai fazer?

Sim, a "dança" entre masculino e feminino é das coisas mais poderosas do livro. Mas, para mim, nada teve um impacto maior do que a última página...

Casal Gi e Nico said...

Fui a responsável por levar o livro para minha irmã. Li mais da metade dentro do avião (10 horas de viagem é tempo o suficiente), mas infelizmente parei aí. Depois, a Pri leu o livro todo na casa da Ci e do Mauro e eu não pude pegá-lo novamente. Bem, impressões apenas parciais, mas ricas. Gostei muito e pessoalmente, me identifiquei com a personagem (não, não no quisito sexual), mas na vontade maior de tentar fazer o outro feliz, como se devesse isso, mesmo que estivesse se matando por dentro. É com certeza um universo muito feminino esse, doar-se.

cintia said...

Cá,
Tô curiosa pra saber sobre a Bel... me mantenha informada ou peça pra ela passar aqui e me contar. Aquele final é mesmo arrebatador...
Fia,
Concordo, mulher é "giving" mesmo.